Pesquisar por Notícias

quinta-feira, 4 de abril de 2019

Indústria em Pernambuco cresce, mesmo com queda nacional


O Brasil apresentou queda de 0,8% em sua atividade industrial na passagem de dezembro para janeiro, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em março. Mesmo com cenário nacional de queda, 9 dos 15 Estados pesquisados apresentaram alta. Entre eles Pernambuco, que cresceu 3%, principalmente devido à indústria automotiva e à produção de metais.

"O fato de algumas unidades da federação terem se destacado fortalece o conceito prático de que a indústria necessita de apoio, benefícios e investimentos em infraestrutura por parte do poder público", avalia Cleverson Pereira, professor de Cenários Econômicos do Centro Universitário Internacional Uninter.

O professor aponta que também houve a sobreposição de determinados setores industriais em relação aos outros. "Na balança final, os segmentos que mais cresceram compensaram as perdas daqueles que retroagiram", diz.

Performance para o ano continua otimista


O professor explica que a queda no início do ano já era esperada, pois o setor industrial sofreu algumas oscilações em 2018, além de influências da sazonalidade em determinados segmentos industriais. "É um comportamento natural dos industriários e investidores iniciar o ano com certas precauções. As expectativas de crescimento continuarão sendo atrativas para 2019, mas janeiro foi um mês de adaptação e compreensão do novo modelo econômico implantado pela presidência", pontua.

Pereira acredita que haverá uma injeção de ânimo e investimentos quando o novo governo aprovar a Reforma da Previdência, que é uma de suas principais promessas de campanha. "Para deixar para trás a performance negativa, o setor industrial precisa de um acúmulo de vários ciclos produtivos. Logo, devemos nos manter otimistas para 2019", diz.
Sobre o Grupo Uninter

O Grupo UNINTER é o maior centro universitário do país, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e a única instituição de Ensino a Distância do Brasil recredenciada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). Sediado em Curitiba – PR, já formou mais de 500 mil alunos e, hoje, tem mais de 210 mil alunos ativos nos mais de 200 cursos ofertados entre graduação, pós-graduação, mestrado e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Com mais de mil polos de apoio presencial, estrategicamente localizados em todo o território brasileiro, mantém cinco campi no coração de Curitiba. São 2 mil funcionários trabalhando todos os dias para transformar a educação brasileira em realidade. Para saber mais acesse uninter.com.

Blog do Brother
Envie sugestões de pautas para rubemardejesus@gmail.com

 Loja de informática Brasil facin