Pesquisar por Notícias

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Programa Novos Horizontes com Justiça oferece cursos profissionalizantes a 400 detentos em Pernambuco



O programa é uma iniciativa da Secretaria de Justiça, através da Seres, com a 36ª Vara da Justiça Federal/PE e visa à qualificação profissional. 

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), através da Executiva de Ressocialização (Seres), oferece, até abril deste ano, cursos profissionalizantes a 400 detentos que cumprem pena em unidades prisionais na Região Metropolitana e interior do Estado. A iniciativa faz parte do “Programa Novos Horizontes com Justiça”, resultado de uma parceria da Seres com a 36ª Vara da Justiça Federal/PE.

Até o dia 10 de abril, detentos de 19 unidades prisionais (masculinas e femininas) serão qualificados em cursos de Padeiro, Modelagem Moda Intima e Moda Praia, ministrados por profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A carga horária varia de 20 a 40 horas e além de certificado, os alunos podem reduzir a pena na proporção de um dia a menos a cada 12 horas de curso, no período de três dias.

“Nosso objetivo é qualificar esses privados de liberdade para que ao saírem da prisão, tenham chances no mercado de trabalho e possam recomeçar a vida de forma digna, longe do crime”, afirmou o secretário-executivo de Ressocialização, Cícero Rodrigues. Desta segunda (14/01) a sexta (18/01), as ações de capacitação serão realizadas no Presídio Rorinildo da Rocha Leão (PRRL), em Palmares, no Presídio Agente Marcelo Francisco de Araújo (PAMFA), no Complexo do Curado, e na Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima (CPFAL), na RMR.

LIBERDADE PELA LEITURA - Também resultado da parceria com a 36ª Vara da Justiça Federal/PE, sob intermediação da juíza Carolina Souza Malta, foi aprovado, na semana passada, o “Projeto Liberdade Pela Leitura”. Os benefícios são voltados para a população carcerária, só que, desta vez, focados no Projeto Remição de Pena pela Leitura já implantado nas 22 unidades prisionais (UPs) de Pernambuco.

Orçado em R$ 116 mil aproximadamente, o Liberdade Pela Leitura prevê a aquisição de livros, com parecer positivo para o Remição de Pena, cartilha de orientações e materiais necessários à avaliação do projeto. Estão previstos 65 livros para cada uma das 22 UPs e a Cadeia Pública de Petrolina. O Projeto Remição de Pena pela Leitura registra atualmente 4.780 inscritos e 2.299 aprovados.

Blog do Brother com blog do governo de pernambuco
Envie sugestões de pautas para rubemardejesus@gmail.com
_________________________________________________________________________________
GEARBES.png
_________________________________________________________________________________
 Loja de informática e eletrônicos Brasil Facin