segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Detran-PE convoca motoristas de transportes escolares para primeira vistoria de 2019

A partir desta segunda-feira (7), tem início em Pernambuco a primeira Vistoria Obrigatória de Transporte Escolar de 2019. Os motoristas que ofertam o serviço no Grande Recife devem realizar a inspeção na Unidade de Táxis e Coletivos (Duat), no bairro da Iputinga, na Zona Oeste da capital, seguindo o cronograma baseado na terminação das placas dos veículos. (Veja vídeo acima)
Já os transportes escolares do interior devem realizar a vistoria em uma das 24 Circunscrições Regionais de Trânsito (Cinetrans Especiais), se segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Há sedes em Caruaru, Petrolina, Vitória de Santo Antão, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira e outros municípios.

Os primeiros a serem vistoriados são os veículos que possuem placas com terminações 1 ou 2. Para esses, o prazo vai desta segunda (7) até a sexta-feira (11). Já os transportes com placas terminadas em 3 e 4 devem realizar a inspeção entre 14 e 18 de janeiro.


Veículos com placas finalizadas em 5, 6 e 7, devem comparecer no local entre 21 e 25 de janeiro. E os últimos a realizarem a vistoria são os veículos de placa com final 8, 9 e 0, que tem entre 28 de janeiro e 1º de fevereiro para realizar a inspeção. (Veja tabela completa abaixo)

O atendimento acontece das 14h às 16h, na Avenida Professor Joaquim Cavalcanti, nº 859, no bairro da Iputinga, às margens da BR-101. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), são realizadas no máximo 50 inspenções por dia.

Em Recife e Olinda, os motoristas também precisam se cadastrar ou recadastrar na rede de transportes escolares dos municípios.

Transportes escolares precisam passar por vistoria para receber selo de autorizaçã do Detran-PE e oferecer serviço — Foto: Divulgação

Os veículos que passam pela vistoria e são aprovados recebem um selo vermelho de autorização para realizar transporte escolar. Já os condutores que oferecem o serviço sem essa autorização cometem uma infração grave, sugeitos à multa de R$ 195,23 + cinco pontos na CNH, além da retenção do veículo até a regularização.

Para dirigir esse tipo de transporte, o motorista precisa ter mais de 21 anos e possuir Carteira de Habilitação Nacional nas categorias D ou E. Além disso, a licença só é concedida a condutores que tenham sido aprovados em um curso especializado e que não tenham cometido infrações grave ou gravíssima ou que não sejam reincidentes em infrações médias durante os últimos 12 meses.

Para a realização das duas vistorias obrigatórias realizadas ao longo do ano pelo Detran-PE é cobrada uma taxa única, no valor de R$ 136,98. Quem pagar a taxa em janeiro não precisa realizar um novo pagamento no segundo semestre.
Durante a inspeção, são vistoriados os seguintes itens:

Registro como veículo de passageiros
Equipamentos obrigatórios em ordem
Pintura de faixa horizontal na cor amarela, com quarenta centímetros de largura, à meia altura, em toda a extensão das partes laterais e traseiras da carroceria, com dístico ESCOLAR em preto. Em caso de veículo de carroceria pintada na cor amarela, as cores indicadas devem ser invertidas
Equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e de tempo (tacógrafo) e certificado do tacógrafo (inspecionado pelo INMETRO)
Lanterna de luz branca, fosca ou amarela disposta nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha disposta na extremidade superior da traseira
Cintos de segurança em número igual à lotação
Dispositivo de visibilidade dianteira e traseira, que podem ser espelhos retrovisores ou câmera de monitoramento

Documentação necessária:

Requerimento padrão preenchido, datado e assinado pelo proprietário.
Certificado de Registro do Veículo (CRV), original e cópia.
Certificado de Registro do Veículo (CRLV) do exercício quitado original e cópia
Carteira de Identidade e CPF, originais e cópias.
CNH (categoria D ou E) original e cópia
Certidão negativa de Antecedentes criminais estadual ou federal
Cópia do CGC com validade (pessoa jurídica)
Taxas


Cronograma de inspeção em transportes escolares da RMR

Terminação da placa Período da vistoria Horário
1 e 2 07/01 à 11/01 14h às 16h
3 e 4 14/01 à 18/01 14h às 16h
5, 6 e 7 21/01 à 25/01 14h às 16h
8, 9 e 0 28/01 à 01/02 14h às 16h

Fonte: Detran-PE
via G1


Blog do Brother

Envie sugestões de pautas para rubemardejesus@gmail.com


Publicidade




ACESSE TAMBÉM;

E-Books10 Conteúdos digital para você viver melhor
Blog Foco na Saúde
Blog do Brother - Notícias e curiosidades
A cara de Vitória - Notícias importantes
Brasil facin Informática
Vídeos do dia

Postagens mais visitadas