sábado, 29 de dezembro de 2018

Para ir à ONU, estudante de Lagoa de Itaenga-PE pede apoio

Pelo trabalho realizado em biblioteca comunitária, voluntário foi convidado a participar de evento da ONU em Nova York. Ele precisa de ajuda para custear viagem



Estênio tornou o conhecimento mais acessível para a garotada do entorno do espaço literárioFoto: Rafael Furtado


Por: Folha de Pernambuco

Mais velho de seis irmãos, Estênio Ferreira aprendeu cedo a tentar ir cada vez mais longe para ajudar os seus. Encontrou o caminho por meio da educação. Atualmente, aos 21 anos, desenvolve um trabalho voluntário como coordenador de uma biblioteca comunitária localizada em Lagoa de Itaenga, na Mata Norte de Pernambuco. Graças a esse projeto, foi selecionado para participar, entre os dias 14 e 18 de fevereiro, da Assembleia da Juventude, realizada pela Organização das Nações Unidas(ONU), que acontece em Nova York, nos Estados Unidos. Agora, ele precisa de ajuda para custear passagens, hospedagem e alimentação durante os quatro dias. “Eu preciso arrecadar R$ 8 mil, que é o suficiente para tudo. Já tenho R$ 3,5 mil”, explica o estudante de direito.

A conferência é voltada para a discussão de temáticas sociais e ambientais, conforme os 17 Objetivos Sustentáveis da ONU. Na Assembleia da Juventude, Estênio terá a oportunidade de contar as experiências que vive na cidade onde mora. A mãe de Estênio é uma ex-trabalhadora rural, função que exerceu até 2017. Analfabeta, ela vê no filho mais velho um exemplo a ser seguido pelos caçulas e por outras pessoas da região.
“Sempre me ajudou muito. Um menino bom, gostava de estudar. Nós vemos muitos jovens se perdendo por falta de oportunidade. Ele precisa de mais essa”, ressalta Josefa Maria de Oliveira, 42, que atualmente trabalha como gari.


“A minha infância foi me desdobrando entre estudos e ajudar em casa porque minha mãe ficou responsável por mim e pelos meus irmãos sozinha. Comecei a estudar com 7 anos e, desde então, ela sempre me apoiou nessa jornada”, conta Estênio. “Minha mãe só sabe escrever o próprio nome. E um dia eu a vi se esforçando bastante para me ensinar uma tarefa. E então eu percebi que se ela podia fazer aquilo, eu podia fazer também.”

Estênio Ferreira está no terceiro período do curso de Direito, em Vitória de Santo Antão. Ele soube do processo seletivo para participar do evento da ONU pela internet. “Respondi um questionário da ONU e enviei, junto com um vídeo, explicando o trabalho que eu desenvolvia na biblioteca. Uma semana depois, recebi a resposta de que tinha sido selecionado junto com outros jovens de 110 países”, explica.

Na Biblioteca Comunitária Severina Maria da Conceição, que existe há um ano, ele exerce a função de coordenador. “Um professor meu, João Francisco, me chamou para fazer parte dessa ideia. Juntos com outros apoiadores, montamos o espaço.”

No local, são oferecidas aulas de inglês e espanhol, reforço escolar, além de um acervo que conta com mais de mil livros. “Funciona de segunda a sexta, pela manhã e à tarde. Também conseguimos montar um pequeno espaço de exposição com fotos que contam a história da nossa cidade. Em nenhum outro lugar tem isso”, ressalta, orgulhoso.

Uma das beneficiadas com a iniciativa é Danielly Maria da Silva, 14. “Eles me ajudam muito. Sempre tive vontade de aprender uma língua estrangeira e eu só tenho essa oportunidade graças à biblioteca. Então, estamos todos torcendo muito para que ele consiga ir e traga ainda mais conhecimento para a gente”, conta.


Dados para depósitos:

Conta Bancária
Banco do Brasil
Estênio Ferreira Oliveira da Silva
Agência 2239-X
Conta Corrente 18602-3
Blog do Brother
Envie sugestões de pautas para rubemardejesus@gmail.com

Publicidade
 Brasil facin - Loja de informática

ACESSE TAMBÉM;

E-Books10 Conteúdos digital para você viver melhor
Blog Foco na Saúde
Blog do Brother - Notícias e curiosidades
A cara de Vitória - Notícias importantes
Brasil facin Informática
Vídeos do dia