quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Comunidades rurais da Zona da Mata recebem 85 títulos de acesso à terra


Notícias, vitória de santo Antão, Glória do goitá


Foram entregues 85 títulos dede Concessão de Direito Real de Uso da Terra (CDRU) em Glória do Goitá e Vitória de Santo AntãoFoto: Divulgação / Iterpe

Uma equipe do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe) entregou, nesta terça-feira (18), 85 títulos de Concessão de Direito Real de Uso da Terra (CDRU). às famílias que vivem da agricultura na zona da Mata Norte e da Mata Sul. Desses, 45 títulos foram destinados aos beneficiários do assentamento estadual Marimbondo, no município de Glória de Goitá, e 40 títulosao assentamento Galiléia, berço do movimento das Ligas Camponesas na América Latina, localizado na área rural de Vitória de Santo Antão.

"É a missão do Iterpe assegurar juridicamente as mulheres e os homens do campo o direito à terra, para que disponham de acesso às políticas públicas de desenvolvimento rural e à social que visam fortalecer a agricultura de base familiar e sua melhoria de qualidade de vida no campo", enfantizou o presidente do Iterpe, André Negromonte.

As solenidades que ocorreram nas sedes das associações contaram com as participações dos representantes das prefeituras municipais, como a prefeita de Glória do Goitá, Adriana Paes; dos movimentos sociais e dos representantes das associações dos assentamentos.

Balanço - A concessão dos títulos é realizada pelo Iterpe, em parceria com as associações dos trabalhadores rurais, via reordenamento agrário das áreas de assentamentos estaduais regulamentadas com o enfoque na garantia da vida das famílias rurais na terra e o consequente incentivo à produção de alimentos.

Vale ressaltar que, em 2017, o assentamento Galiléia foi contemplado com a entrega de 96 títulos de CDRU provenientes das ações ambientais e levantamento sociail realizado pelo Governo de Pernambuco. De 2015 até o momento, foram entregues mais de 12 mil títulos de acesso à terra, desse totl mais de 4 mil foram títulos de CDRU.


Da FolhaPE

Blog do Brother
Envie sugestões de pautas para rubemardejesus@gmail.com

Publicidade
 Brasil facin - Loja de informática



ACESSE TAMBÉM;

E-Books10 Conteúdos digital para você viver melhor
Blog Foco na Saúde
Blog do Brother - Notícias e curiosidades
A cara de Vitória - Notícias importantes
Brasil facin Informática
Vídeos do dia