terça-feira, 25 de setembro de 2018

Estudantes de Limoeiro aprendem a combater a corrupção e a sonegação fiscal

25/09/2018 - Nesta terça-feira (25), o município de Limoeiro, no Agreste do Estado, recebeu o projeto Educação Contra a Corrupção e a Sonegação, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A iniciativa, promovida pelos Centros de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Direito à Educação (Caop Educação) e de Combate à Sonegação Fiscal (Caop Sonegação Fiscal), em parceria com a Promotoria de Justiça do município, buscou traduzir os temas de forma simples e divertida, através de palestras, dinâmica com arte educador e encenação artística.

Pela manhã, as ações ocorreram na Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (Facal), no Centro, reunindo alunos da rede fundamental de ensino das escolas Presidente Tancredo Neves; Otaviano Basílio Heráclio do Rego; Nossa Senhora dos Anjos e Desembargador José Alexandre Vasconcelos De Aquino. Durante a tarde, a programação foi direcionada aos estudantes de nível médio, na Escola Estadual Ginásio de Limoeiro Arthur Correia de Oliveira.

“Com abordagens distintas, mas de maneira lúdica e interativa, procuramos demonstrar que, desde pequenos, cometemos erros que podem ser considerados pequenas corrupções, como colar na prova, furar uma fila ou receber um troco a mais. Atos como esses podem prejudicar na formação e na personalidade desses jovens. Por isso, a ideia do projeto é reverter essa situação e mostrar pra eles que um cidadão de bem se constrói com honestidade e ações positivas”, explicou o promotor de Justiça e coordenador do Caop Educação, Sérgio Souto.

Segundo o promotor de Justiça de Limoeiro, Francisco das Chagas, o evento, que contou com apoio da Secretaria de Educação do município, teve uma excelente adesão e um resultado bastante positivo. “A ação trouxe para alunos da rede pública noções sobre os temas corrupção e sonegação, demonstrando como ambos são nocivos à sociedade”, comentou Francisco das Chagas.

“Ficamos surpresos com a dinâmica do trabalho, pois quando se trabalha com educação infantil, sabe-se o quanto é difícil manter a atenção dos alunos por tanto tempo. Esse projeto veio ressignificar tudo a gente precisa em relação a valores, e introduzir uma temática que não é fácil de abordar de maneira leve e sutil. Nossa intenção é realizar outros encontros, também envolvendo os alunos da zona rural”, destacou o secretário de Educação de Limoeiro, Professor Luiz Gonzaga.

Durante o evento, o município de Limoeiro firmou perante o MPPE um Termo de compromisso, visando manter a parceria com a Instituição para dar continuidade ao projeto. “A partir de hoje, o município vai trabalhar essa temática, durante o ano letivo, no próximo ano, para que esses conceitos sejam sedimentados nesses jovens”, finalizou o promotor de Justiça Sérgio Souto.

DIETA DE EMAGRECIMENTO COMPROVADO EM 3 SEMANAS

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *