quarta-feira, 29 de novembro de 2017

ALERTA! Pesquisa acha 10 mil bactérias e fungos em roupas íntimas

Foto CECILIA BASTOS -USP



Microrganismos foram encontrados em 92% das peças usadas lavadas


de o TEMPO

Que a lavagem da roupa íntima exige cuidados especiais, já é sabido. Mas uma pesquisa feita em roupas íntimas – calcinhas, cuecas e sutiãs – encontrou 10 mil bactérias e fungos nas peças usadas, mesmo após várias lavagens, e contaminação também nas novas, recém-compradas. Médicos alertam que os riscos para a saúde vão desde alergias até infecções graves e incontinência urinária.

O estudo foi feito na Faculdade Devry Metrocamp, em Campinas (SP), e analisou 52 peças. Das 27 roupas íntimas novas analisadas, 85% apresentavam contaminação por bactérias resistentes. Das 25 peças usadas, 92% apresentaram.

“A gente analisou o forro, a parte que fica muito mais em contato com o ânus e a região vaginal ou peniana. (...)Se a pessoa já tem uma predisposição, fez uma cirurgia ou está com uma ferida, pode desenvolver dias depois um desconforto. É uma irritação, uma ardência e isso pode levar a um quadro de infecção mais grave”, disse a bióloga e pesquisadora Rosana Siqueira ao G1.

A falta de higienização correta foi a grande vilã da pesquisa. Nas calcinhas e cuecas usadas, foi encontrado o maior número de microrganismos responsáveis por causar corrimento, dor, febre, alergia, ardência, irritação na pele, infecções de urina graves, anais e penianas, além de inflamações.

Representam risco ainda maior para quem possui hemorroidas e fístulas anais, em mulheres e homens. “Algumas mulheres têm muitas queixas com infecções de urina recorrentes e, às vezes, o problema está na calcinha”, afirma Rosana.

Nas peças novas, vale o alerta para quem tem não tem o costume de lavá-las antes de usar e, também, para quem as experimenta antes de comprar. A pesquisadora encontrou nas amostras de calcinhas, sutiãs e cuecas até 250 bactérias resistentes. Foram encontradas Staphylococcus aureus, Staphylococcus saprophyticus e Candida albicans – microrganismos que fazem parte da microbiota da maioria da população ou são provenientes da manipulação do material.

O cuidado com os sutiãs é necessário principalmente nos casos em que a mulher amamenta ou passou por cirurgia de mama e está em fase de recuperação.


Para o lixo.

“Uma roupa dessa tem que ser muito bem lavada, e se houve uma contaminação muito grande – sangramento, feridas com pus – tem que jogar fora”, alerta o urologista André Meirelles.


Perigo para os homens e para as mulheres



O ginecologista, obstetra e professor Carlos Tadayuki Oshikata, que atua no Hospital Celso Pierro da PUC de Campinas, alerta que, dependendo da paciente, as infecções urinárias podem atingir formas graves.

No caso dos homens, o chefe da urologia da Hospital da PUC, André Meirelles, pontua que há risco de transmissão de doenças se houver compartilhamento das peças íntimas, principalmente se a pessoa é portadora de doenças sexualmente transmissíveis. Mas, a ocorrência é remota.



Veja algumas dicas de cuidados




As roupas íntimas devem ser lavadas com sabão neutro;

Também é importante não misturar roupa íntima com outras peças de roupa;

Nunca deixe a roupa íntima no cesto aguardando a lavagem porque a contaminação se alastra. A população da Escherichia coli dobra a cada 20 ou 30 minutos;

Na hora de secar, as peças não devem ficar do avesso, pois podem ser contaminadas por insetos;

Como a maioria dos microrganismos não é resistente a altas temperaturas, vale passar a roupa íntima. Mas não use o ferro a vapor por conta da umidade.

Nunca deixe a roupa íntima no cesto aguardando a lavagem porque a contaminação se alastra. A população da Escherichia coli dobra a cada 20 ou 30 minutos;

Na hora de secar, as peças não devem ficar do avesso, pois podem ser contaminadas por insetos;

Como a maioria dos microrganismos não é resistente a altas temperaturas, vale passar a roupa íntima. Mas não use o ferro a vapor por conta da umidade.

Fonte http://www.otempo.com.br/interessa/sa%C3%BAde-e-ci%C3%AAncia/pesquisa-acha-10-mil-bact%C3%A9rias-e-fungos-em-roupas-%C3%ADntimas-1.1546883


Blog do Brother


PUBLICIDADE







RÁDIO FORROZEANDO A MELHOR RÁDIO DA WEB. BAIXE AGORA; https://play.google.com/store/apps/details?id=radio.forrozeando1




Whatsapp 81 9 8737-5012
Facebook: https://www.facebook.com/Brother1973Baixe nossos Aplicativos - na Play Store

Participe de grupo blog do irmão enviando seu contato para 81 98737-5012

Sugestões de pautas, elogios, e reclamações use os contatos acima.


AVISO! A reprodução total ou parcial é tão permitida desde que uma fonte de energia, de outra forma iremos denunciar aos organismos competentes por plágio.

banner dos apps

DIETA DE EMAGRECIMENTO COMPROVADO EM 3 SEMANAS

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *