Pesquisar por Notícias

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

SAÚDE: Conheça a doença que tirou Lady Gaga do palco do Rock In Rio


Dor generalizada, fadiga crônica, ansiedade, depressão, distúrbios do sono, alterações intestinais. A cantora já há algum tempo vem sofrendo com a fibromialgia

Mesmo com o reconhecimento da doença e pesquisas intensivas, o fibromiálgico pode levar até três anos para descobrir a causa das dores persistentes e difundidas pelo tecido muscular (foto: Reprodução/Internet/Postal Saúde)
"Brasil, eu estou arrasada que não estou bem o suficiente para ir ao Rock In Rio. Eu faria qualquer coisa por vocês, mas eu tenho que cuidar do meu corpo agora". A declaração é da estrela da música Lady Gaga, que acaba de cancelar sua participação no festival que começa nesta sexta-feira na capital carioca. Ela faria a apresentação principal no Palco Mundo no primeiro dia do evento, e pediu o entendimento dos fãs pelo Twitter, que já a esperavam na entrada da Cidade do Rock. "Peço a sua compreensão e prometo que vou voltar e tocar para vocês em breve", postou. A cantora está sofrendo com a fibromialgia, problema relacionado a dores contínuas na região dos quadris, e vinha desmarcando outros shows que faria no início do mês. A banda Maroon 5, que estaria presente no sábado, substituirá Lady Gaga com uma performance extra.

A doença é caracterizada por dor generalizada persistente, por no mínimo três meses seguidos, acompanhada por fadiga crônica, ansiedade, depressão, distúrbios do sono, alterações intestinais e pontos dolorosos em regiões anatômicas bem definidas.

Durante vários anos, o desconhecimento sobre a fibromialgia levou os pacientes acometidos por esses sintomas a serem tachados de “dramáticos” ou “estressados”, evoluindo para um diagnóstico de transtornos emocionais. Mesmo com o reconhecimento da doença considerada crônica e pesquisas intensivas sobre o assunto, o fibromiálgico pode levar até três anos para descobrir a justificativa para as dores que são difundidas pelo tecido muscular. O fato de o reumatologista (médico dedicado aos estudos e tratamento da enfermidade) ser procurado apenas depois que o paciente passa por três outros profissionais de áreas distintas está entre os motivos para a morosidade na identificação da patologia.

CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO

O surgimento da doença está atrelado à genética e a situações de estresse crônico. “Há um padrão hereditário, mas não existe um gene identificado para a fibromialgia”, reconhece Marcelo Cruz, reumatologista e coordenador da Comissão de Dor, Fibromialgia e Outras Síndromes Dolorosas de Partes Moles da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). Doenças graves, traumas emocionais ou físicos e até mudanças hormonais podem desencadear os sintomas, que começam com uma dor localizada que progride e é difundida para todo o corpo. O mal afeta mais as mulheres - de cada dez pacientes, de sete a nove são do sexo feminino. A razão para essa incidência não é clara, por não haver relação aparente com hormônios.

A enfermidade não tem cura, mas diante de certas providências é possível conviver com a doença. Entre elas, a prática frequente de trabalhos aeróbicos. “Atividade física, principalmente aeróbica, tem efeito sobre o padrão de dor e melhora a fadiga. Existem trabalhos que mostram que até o tai chi chuan pode ajudar a amenizar os sintomas da fibromialgia”, ressalta o médico. Antidepressivos também podem ser indicados, já que agem sobre os neurotransmissores, tendo efeito sobre a dor. Diante de dores distintas e com intensidade variada, todo o tratamento é individualizado.Leia mais
[Estado de Minas]
anuncie_aqui


RÁDIO FORROZEANDO A MELHOR RÁDIO DA WEB. BAIXE AGORA; https://play.google.com/store/apps/details?id=radio.forrozeando1




Whatsapp 81 9 8737-5012
Facebook: https://www.facebook.com/Brother1973Baixe nossos Aplicativos - na Play Store

Participe de grupo blog do irmão enviando seu contato para 81 98737-5012

Sugestões de pautas, elogios, e reclamações use os contatos acima.


AVISO! A reprodução total ou parcial é tão permitida desde que uma fonte de energia, de outra forma iremos denunciar aos organismos competentes por plágio.

banner dos apps