quinta-feira, 19 de julho de 2018

Pacientes da rede pública receberão avisos de consulta pelo celular


Nova versão do sistema e-SUS também possibilita o registro de vacinas no prontuário eletrônico

O mesmo sistema vai armazenar todas as ações de saúde do cidadão, acessíveis em todos os locais e serviços informatizados do Sistema Único de Saúde - Foto: Rodrigo Nunes/Ministério da Saúde


Com a nova atualização do sistema e-SUS Atenção Básica, pacientes vão receber notificações das consultas agendadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio do aplicativo Meu digiSUS, que pode ser baixado em aparelhos com sistema Android e iOS.

Os profissionais de saúde também poderão registrar no prontuário eletrônico as vacinas aplicadas, ou seja: o mesmo sistema vai armazenar todas as ações de saúde do cidadão, acessíveis em todos os locais e serviços informatizados do Sistema Único de Saúde (SUS).

As principais alterações são:
Registro de vacinação no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) e no sistema de Coleta de Dados Simplificada (CDS)
Envio ao cidadão de agendamentos de consulta
Notificação ao cidadão através do aplicativo do Ministério da Saúde
Adequações no módulo de solicitação de exames
Alteração no modelo de impressão de solicitação de exames comuns
Otimização do processamento dos relatórios

Os dados são coletados de forma individualizada, podendo ser identificados com o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) do cidadão por meio dos sistemas do e-SUS AB, usados desde 2013 e atualizados constantemente. Com isso, os municípios que utilizam o PEC ou coleta de dados simplificada devem usar a versão mais recente disponibilizada pelo sistema, garantindo a qualidade na transmissão dos dados coletados.

Acessórios para celular