quarta-feira, 9 de maio de 2018

Juventude Presente abre inscrições para seis mil vagas em oficinas


Oficinas socioculturais para jovens começam, em maio, nas comunidades atendidas pelo Governo Presente.

Como parte das atividades apresentadas para 2018 do programa Governo Presente, com foco na prevenção social e promoção da cidadania, será lançado nesta quarta-feira (09) o Juventude Presente, projeto que oferta qualificação profissional, cultura, lazer, cidadania e tecnologia, destinado a jovens, de 15 a 29 anos, moradores das 50 comunidades vulneráveis e com altos índices de violência (CVLI) em Pernambuco, que são atendidas pelo programa. As primeiras oficinas irão acontecer na Escola Estadual Edson Moury Fernandes, em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes.

O Juventude Presente integra o programa coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Executiva de Articulação Social (Seart), e em sua primeira fase, vai ofertar 3.600 vagas para oficinas de grafitagem e danças urbanas, que irão acontecer, inicialmente, em escolas estaduais de seis municípios de Pernambuco. No segundo semestre, as oficinas acontecerão em espaços nas comunidades, com o dobro de vagas em capacitação profissional com até três meses de duração.

"Com esta estratégia, o Governo Presente amplia sua cobertura e inicia um diálogo com jovens dos territórios, utilizando-se da linguagem da promoção social e da construção da cidadania, por meio da prática esportiva, cultural, fomento ao empreendedorismo e à qualificação. Isso fortalece a atuação do programa, constituindo uma rede de prevenção e proteção social, tendo o jovem como agente principal desta construção", afirma o secretário da SDSCJ, Cloves Benevides.

Para se inscrever nas oficinas, basta o jovem ter entre 15 e 29 anos e procurar uma Estação do Governo Presente mais perto da sua residência, localizadas em quatro bairros do Recife (Afogados, Cajueiro, Ibura e Santo Amaro), Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Paulista e Petrolina. Na próxima semana o projeto segue para duas escolas públicas do Ibura, no Recife, e até o final de maio as oficinas acontecem em Paulista e Caruaru.

“As oficinas são a nova vertente do Governo Presente, que trabalham na mesma linha de prevenção social do programa, só que agora vamos chegar mais perto dos jovens. A ideia do projeto é incentivar o protagonismo juvenil e despertar o engajamento dele na sua comunidade, por meio das oficinas de conexão sociocultural, criando habilidades para a vida”, destaca Mileane Aguiar, secretária-executiva da Seart
tabela
Serviço:
Projeto Juventude Presente - oficinas conexão socioculturais: Grafitagem e DançasQuando: maio e junho de 2018, das 15h às 18hInscrições: A partir de 8 de maio