quarta-feira, 19 de julho de 2017

Animais sofrem em zoo desativado em Vitória de santo Antão

Zoológico Melo Merçoza foi interditado há cinco anos por maus tratos e falta de estrutura

Por: Caroline Melo e Priscilla Costa, 
da Folha de Pernambuco
Animal em zoo de Vitória de Santo AntãoFoto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Trinta animais padecem sem os cuidados que demandam em um zoológico interditado há cinco anos pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) por maus tratos e falta de estrutura. O Melo Verçoza, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul do Estado, é tão impróprio que um muro cedeu e nunca foi consertado. Crianças chegaram a entrar no equipamento, que aparenta um grave abandono, e brincaram com a anta. Os abusos com os animais foram trazido à tona depois que um urso foi transferido dali para o Parque Estadual Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife. Na madrugada de ontem, três dias depois da mudança, ele morreu desnutrido e com infecção respiratória.

Paredes mofadas e infiltradas são comuns. No ponto mais afastado dos prédios, duas jaulas desabaram com o tempo. O jacaré de papo amarelo não consegue ficar de lado dentro do fosse de água parada. A área tem menos de dois metros. O leão que havia precisava de 12kg de carne fresca diariamente e chegava a comer apenas 4. Agora desativada, a área onde viviam outros macacos foi denunciada pela comunidade local, de Alto do Reservatório, como ponto de drogas, por ser isolado das vistas dos passantes e protegido pelas jaulas, mas ainda assim com acesso garantido, pessoas invadem a área livremente.

Inaugurado em 1950, o zoológico nunca recebeu licença ambiental do Ibama para funcionar por não estar de acordo com as normas do órgão federal. As sucessivas mortes foi o principal motivo que levou à promotora Vera Rejane Mendonça a instaurar inquérito civil em 2010, resultando na recomendação da reforma do espaço. A determinação não foi cumprida e nenhum prazo para a construção de um novo espaço foi dado. Assim, em 2012, o MPPE junto ao Ibama determinaram a interdição do zoológico e a realocação dos mais de cem animais que viviam no local na época. Mesmo sem estar aberto ao público há cinco anos, a morosidade em decidir o destino dos bichos perdura. Leia mais Aqui


Blog do Brother
Whatsapp 81 9 8737-5012
Facebook: https://www.facebook.com/Brother1973Baixe nossos Aplicativos - na Play Store

Participe de grupo blog do irmão enviando seu contato para 81 98737-5012

Sugestões de pautas, elogios, e reclamações use os contatos acima.


AVISO! A reprodução total ou parcial é permitida desde que fonte seja citada, de outra forma iremos denunciar aos orgãos competentes por plágio..

banner dos apps