quinta-feira, 2 de março de 2017

SBCM lança pesquisa sobre a saúde do coração da mulher


As doenças cardiovasculares na mulher já ultrapassam as estatísticas dos
tumores de mama e útero. Segundo dados recentes da Organização Mundial
da Saúde (OMS), respondem por um terço das mortes no mundo, com
8,5 milhões de óbitos por ano, ou seja, mais de 23 mil por dia. Entre
as brasileiras, principalmente acima dos 40 anos, as cardiopatias chegam
a representar 30% das causas de falecimento, a maior taxa da América Latina.

Preocupada com esse cenário alarmante, a Sociedade Brasileira de
Clínica Médica (SBCM) lançou a campanha Mulher Coração, em julho de 2016,
voltada à conscientização do aumento significativo de eventos cardiovasculares
entre o gênero feminino. A empresária e presidente do Instituto Ayrton Senna,
Viviane Senna, é a madrinha da iniciativa.

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, em parceria com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), a ação estará em destaque em todas as rodovias paulistas. Na véspera, 7 de março, a SBCM fará divulgação à imprensa dos resultados de uma pesquisa realizada com mulheres de todo o Brasil a respeito de seus hábitos e da influência dos mesmos na saúde cardíaca. Para participar, acesse o sitewww.mulhercoracao.com.br/ até 5 de março.

“A iniciativa nasceu da necessidade de informarmos as mulheres sobre
a prevenção de doenças cardiovasculares. Na maioria das vezes, elas não sentem
os sintomas comuns, como dores no peito, e, por conseguinte, não valorizam os
sinais de possíveis problemas. Aproximadamente 30% dos acidentes
cardiovasculares acontecem entre a população feminina, no Brasil. Assim,
é de nossa responsabilidade divulgar as formas de identificar e evitar
esses casos”, ressalta o prof. Antonio Carlos Lopes, presidente da SBCM.


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Letícia Sousa ou Kelly Silva